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BNCC - 7º Ano
Procedimentos de Pesquisa
CHHI7FOA078
Utilizar
tecnologias para acesso às fontes históricas (dados, registros,
documentos e narrativas) em pesquisas sobre acontecimentos passados,
selecionando informações considerando o contexto de sua produção.
CHHI7FOA079
Identificar
sujeitos e processos históricos relacionados à formação do povo
brasileiro em diferentes fontes, tais como documentos oficiais (listas
de imigrantes, documentos censitários, registros paroquiais entre
outros), documentos pessoais, fotografias, narrativas orais, escritas e
iconográficas e materiais audiovisuais.
CHHI7FOA080
Comunicar,
por meio de múltiplas linguagens (musical, dramatúrgica e telemática
entre outras) resultados de pesquisas acerca de sujeitos e processos
históricos relacionados à formação do povo brasileiro situados entre os
séculos XVI e XXI.
CHHI7FOA081
Reconhecer
o protagonismo de sujeitos e de grupos históricos no processo de
formação do povo brasileiro, em eventos como a Conquista (XVI), os
deslocamentos forçados de africanos (XVII-XIX), a migração de europeus e
asiáticos (XIX - XX) e migrações internas (XIX - XXI).
Categorias, Noções e Conceitos
CHHI7FOA082
Inferir,
a partir de fontes diversas, as motivações e as consequências de
conflitos entre poderes locais e poder central no Brasil expressos em
movimentos tais como a Revolta de Beckman (1684), a Inconfidência
Mineira (1789), a Inconfidência Baiana ou Revolta dos Alfaiates (1798).
CHHI7FOA083
Inferir,
a partir de fontes diversas, o protagonismo de sujeitos em processos
históricos no Brasil expressos em movimentos tais como a Confederação
dos Tamoios (1556-1567), a Cabanagem (1835-1840) e a Balaiada
(1838-1841).
CHHI7FOA084
Reconhecer
os diferentes processos de escravidão ocorridos no Brasil – Escravidão
de africanos e Escravidão de indígenas – relacionando-os à formação
política, econômica, cultural e social das diferentes regiões do Brasil.
CHHI7FOA085
Conhecer
e compreender diferentes formas de exploração econômica e de relações
políticas no Brasil, por meio do estudo dos ciclos da cana de açúcar,
entre os séculos XVI e XVIII, no Nordeste, do ouro e da mineração nos
séculos XVII e XVIII e do café, no século XIX, no Sudeste.
CHHI7FOA086
Conhecer
o papel da Escravidão de africanos e indígenas no Estado do Grão-Pará e
Maranhão, relacionando-o às formas de exploração econômica e às
relações políticas construídas, por meio do estudo da economia
extrativa, entre os séculos XVII e XVIII.
CHHI7FOA087
Conhecer
e compreender os sentidos, os significados e as representações da
escravidão no Brasil (séculos XVI-XIX), no espaço urbano, relacionando-a
às diferentes atividades econômicas e às diversas relações de poder,
por meio do estudo das formas de trabalho e de sociabilidades presentes
nas cidades brasileiras.
CHHI7FOA088
Conhecer
os processos de resistência à Escravidão protagonizados por indígenas,
africanos e negros escravizados, tais como o Quilombo dos Palmares
(séculos XVI e XVII) e a Revolta dos Manao (século XVIII).
CHHI7FOA089
Conhecer
e compreender os sentidos, os significados e as representações do
movimento abolicionista no Brasil (século XIX), verificando-se
motivações e consequências do 13 de maio para a população negra e a
formação do movimento negro.
CHHI7FOA090
Conhecer e compreender os sentidos, os significados e as representações dos movimentos indígenas no Brasil (séc. XX).
CHHI7FOA091
Conhecer
e discutir, considerando as categorias etnocentrismo e alteridade,
obras literárias, hipertextuais e iconográficas, produzidas entre os
séculos XVI e XXI, sobre a formação do povo brasileiro, remetendo aos
seus contextos de sua produção.
CHHI7FOA092
Reconhecer
e discutir princípios dos direitos humanos e civis dos brasileiros,
posicionando-se sobre modos de tratamento, estereótipos, preconceitos e
atitudes discriminatórias em diferentes temporalidades.
CHHI7FOA093
Reconhecer
diferentes concepções e condições de vida de povos indígenas,
colonizadores e migrantes europeus, povos africanos e afro-brasileiros,
relacionando-as às diversas formas de organização da vida e do trabalho,
dos valores e necessidades de cada grupo, desnaturalizando preconceitos
e estereótipos.
CHHI7FOA094
Identificar,
problematizar e emitir opiniões sobre as causas da exclusão social de
migrantes de diferentes procedências, povos indígenas e
afro-brasileiros, no tempo presente.
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