terça-feira, 17 de novembro de 2015

BNCC - 8º Ano

O Sujeito e o Mundo

CHGE8FOA001
Identificar a diversidade e a territorialidade dos povos formadores das América(s) e África(s).
CHGE8FOA002
Identificar usos e impactos das tecnologias nos processos produtivos das sociedades americanas e africanas e suas interferências na vida cotidiana.
CHGE8FOA003
Compreender contextos históricos da emergência das ideias de africanidade, latino-americanidade, norte-americanidade e suas implicações no mundo contemporâneo e no seu cotidiano.


O Lugar e o Mundo

CHGE8FOA004
Relacionar dinâmicas entre natureza e sociedade que caracterizam as paisagens americanas e africanas em seus ritmos e processos de transformação.
CHGE8FOA005
Compreender e explicar processos de deslocamentos dos grupos humanos pelo mundo e as condições socioambientais envolvidas na ocupação territorial.
CHGE8FOA006
Correlacionar a localização da(s) África(s) e das América(s) às condições de apropriação de seus territórios por povos de outros lugares, em diferentes contextos históricos, e as marcas desse processo nas paisagens, na produção do espaço e nos modos de vida locais.
CHGE8FOA007
Conhecer a formação histórica, cultural e econômica da(s) América(s) e das África(s) em relação aos processos históricos mundiais.

Linguagens e o Mundo

CHGE8FOA008
Coletar informações de fontes variadas, organizá-las, analisá-las e apresentá-las por meio de múltiplas linguagens, para o estudo da(s) América(s) e das África(s).
CHGE8FOA009
Usar tecnologias da informação e da comunicação, para realizar pesquisas e apreender/analisar fatos, fenômenos e processos geográficos.
CHGE8FOA010
Sistematizar e registrar informações, a partir de mapas, plantas, croquis, maquetes, tabelas, gráficos para apresentação, avaliação, análise, comparação e observações de fenômenos, fatos e processos geográficos.

Responsabilidades e o Mundo

CHGE8FOA011
Reconhecer a legitimidade e o direito de existência dos diversos modos de vida dos indivíduos e dos grupos sociais.
CHGE8FOA012
Analisar a importância das matrizes indígenas da(s) América(s) e das África(s) e suas contribuições na formação socioespacial do continente americano.
CHGE8FOA013
Mapear e analisar tensões e conflitos existentes nos territórios americanos e africanos.
CHGE8FOA014
Compreender o alcance mundial da exploração de recursos naturais locais, em relação à acumulação de riqueza e aos impactos socioambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário