skip to main |
skip to sidebar
BNCC - 6º Ano
Procedimentos de Pesquisa
CHHI6FOA062
Utilizar
tecnologias para acesso às fontes históricas (dados, registros,
documentos e narrativas) em pesquisas sobre acontecimentos passados.
CHHI6FOA063
Identificar
fontes históricas, tais como documentos pessoais, fotografias,
narrativas orais, escritas e iconográficas e materiais audiovisuais,
reconhecendo-as como ferramentas para a produção de evidências e
posterior formulação de narrativas sobre o passado, ampliando o
vocabulário historiográfico e a compreensão sobre o passado do local ou
da região em que vive, do Brasil e do mundo.
CHHI6FOA064
Organizar
e selecionar informações coletadas em diferentes suportes, tais como
listas, diários, biografias, que expressem o protagonismo de diferentes
sujeitos e possibilitem a construção de narrativas históricas,
utilizando-as para ampliar o vocabulário historiográfico e a percepção
sobre mudanças e permanências nas histórias locais, da região em que
vive, do Brasil e do mundo.
CHHI6FOA065
Comunicar
criativamente, por meio de múltiplas linguagens, resultados de estudos e
pesquisas acerca dos processos de colonização ocorridos nas Américas,
com ênfase na colonização portuguesa.
CHHI6FOA066
Conhecer
e reconhecer diversas maneiras de contagem e de registro do tempo –
calendários e outras formas consagradas –, dos astecas, dos maias, dos
egípcios, dos diferentes povos indígenas brasileiros entre outros,
discutindo usos e adequações.
CHHI6FOA067
Compreender
as diferentes medidas de tempo comumente utilizadas – década, século,
milênio, era – e as formas de realizar as medições em outras culturas.
CHHI6FOA068
Dimensionar
a duração de períodos históricos, tendo como referência materiais que
possibilitem concretizar as relações de grandeza entre anos, décadas,
séculos, milênios e eras.
Categorias, Noções e Conceitos
CHHI6FOA069
Reconhecer
a existência de uma história da humanidade que antecede o advento da
escrita e as experiências de sociedades ágrafas a partir de múltiplos
registros.
CHHI6FOA070
Conhecer
e problematizar as diferentes versões sobre as prováveis rotas do ser
humano para a América, tais como via Estreito de Bering, via do
Atlântico ou via do Pacífico.
CHHI6FOA071
Conhecer
e problematizar as diferentes formas de periodização dos processos
históricos tais como o modelo quadripartite francês (Idade Antiga, Idade
Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea), identificando como o
Brasil se insere nesta periodização.
CHHI6FOA072
Identificar
e discutir características, pessoas, instituições, ideias e
acontecimentos relativos a cada um desses períodos históricos: Idade
Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
CHHI6FOA073
Identificar
e problematizar as diferentes formas de representação da divisão da
história brasileira (Brasil Pré-Colonial, Brasil Colônia, Brasil Reino,
Brasil Império e Brasil República), estudando trajetórias de sujeitos,
instituições e ideias, além de acontecimentos relativos às experiências
política, econômica, social e cultural brasileiras.
CHHI6FOA074
Conhecer
e problematizar as diferentes formas de organização política do Brasil,
desde o período da colonização portuguesa até a contemporaneidade
(Colônia, Estados do Brasil e do Grão-Pará e do Maranhão, Reino Unido a
Portugal e Algarves, Império do Brasil e República Federativa).
CHHI6FOA075
Reconhecer
direitos civis, políticos e sociais estabelecidos pela Constituição
Federal de 1988, considerando o contexto histórico no qual ela foi
elaborada e promulgada, refletindo sobre diferenças e semelhanças em
relação às demais constituições brasileiras.
CHHI6FOA076
Identificar
e problematizar semelhanças e diferenças, avanços e recuos, na
construção dos direitos civis, internalizando-os como valores.
CHHI6FOA077
Reconhecer-se como cidadão brasileiro e conhecer as diferentes definições de cidadania em outros tempos e lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário